quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Propaganda: O que serve pra um... nem sempre serve para o outro.


Um dos métodos mais utilizados para a divulgação de um produto, seja ele qual for é a utilização de uma personalidade pública para funcionar como “garoto-propaganda”. Atrizes e modelos se destacam atualmente e encabeça esta lista, emprestando sua imagem para divulgar um determinado produto. Essa prática tem vantagens e desvantagens. A principal vantagem desse tipo de coisa é que os consumidores se interessam pela fama e pela beleza da atriz e miram-se nela ao tomar suas decisões de compra. Um exemplo claro para essa vantagem é a ilusão gerada para o consumidor ao colocar a XUXA para espalhar o hidratante Monange no corpo e dizer: Monange sinta na pele essa emoção! Até parece que Xuxa usa Monange... até parece que quem comprar esse hidratante vai ficar com pele macia e hidratada igual a dela.
Essa estratégia tem grandes possibilidades de sucesso, já que o consumidor ao se espelhar no sucesso da personalidade pública, cria a ilusão de que se o produto destaca tanto a personalidade (quando na verdade o produto é que esta pegando carona) com toda certeza irá destacar quem consumir esse produto também. As desvantagens acontecem por que é preciso partir do princípio que atrizes e personalidades públicas são pessoas de carne e osso, e por isso estão sujeitas a altos baixos perante seu público, e daí a imagem da empresa que estiver relacionada a tal pessoa pública irá sofrer as mesmas conseqüências.


Por Tâmara Lima

16 comentários:

Comunicação e Censura disse...

Concordo com o texto quando diz que ao se colocar uma celebridade para fazer a propaganda as pessoas compram o produto, muitas vezes, pensando ou querendo ficar igual a celebridade. Um exemplo disso é que algumas pesquisas mostram que produtos ligados a imagem de Gisele Büdchen são mais vendidos. E também acho que as pessoas fazem isso pensando que vão ficar igual a personalidade que fez a propaganda, como por exemplo,ter a pele da xuxa comprando o hidratante monange, como fala no texto.

BARBARA CARRAZZONE

Paulo Victor Portela disse...

Concordo em geral com o texto.
Aproveitando o gancho e pondo em uma balança a desvantagem e a vantagem de utilizar tal estratégia de Mkt, acredito que é fácil chegar a uma conclusão final. Sabendo o número de empresas que aplicam este tipo de estratégia, e que se paga cachets altíssimos para tais atores, podemos concluir que esta estratégia traz uma rentabilidade expressiva, e que vale correr o risco de ter a imagem do ator-relacionado suja.

Arthur Lemos

Ponto de Partida 5 - Seu diferencial começa aqui! disse...

Concordo com você, Tamara. Várias pessoas acabam comprando alguns produtos porque vêem no outro o modelo ideal. Outra desvantagem é quando campanhas publicitárias param de vincular os produtos com determinada celebridade, o público muitas vezes reaje diminuindo a compra, fazendo o produto ficar refém desses famosos.

Diego Oliveira

Ponto de Partida 5 - Seu diferencial começa aqui! disse...

Acredito, que estratégia essa, seja uma forma de manipular o consumidor, deixando-o iludido com a idéia que o mesmo se torne uma celebridade, com o simples fato de usar um produto igual ao da celebridade tal.
Por outro lado, observa-se que esse tipo de estratégia compensa os investimentos implantados.



Carlos André O. de Paula

Ponto de Partida 5 - Seu diferencial começa aqui! disse...

Nós administradores temos dois lados. Lado humano "e/ou" o lado empresarial. As críticas negativas para esse tipo de estratégia, seriam mais explícitas no lado humano. Com uma visão empresarial essa opção de estratégia, seria mais viável. Pois, sabemos do poder de influenciar o mercado consumidor. E o resultado disso só pode ser um. O LUCRO.



EWERTON ANTONIO

Palavras de Hermes disse...

É verdade que as "celebridades" estão sempre estampadas em produtos como forma de promover os mesmos, também é verdade que muitas vezes eles nem mesmo usam este produto e que estão ali simplesmente por uma questão profissional e financeira e que muitas vezes iludem o consumidor para ele adquirir o tal.E quando o consumidor usa o produto ele se sente uma pessoa importante.Mas todos nós sabemos que não funciona assim, concordo com Tâmara, quando ela diz que comprar um produto só porque uma celebridade diz que faz bem usar vai fazer isso realmente acontecer, isso é uma ilusão.Cada pessoa sabe o que é melhor pra si, não depende deatriz pra descobrir isso. Por: Renata Brandão

Mr Admin disse...

No meu ponto de vista, acho que as empresas de pulblicidade usam artistas pra chamar atenção do produto, despertar a atençao dos consumidores, é uma estratégia de marketing, claro que devem ser bem estudada ate por que tem um custo elevado para as empresas,pois muita vezes o produto é que leva a marca da empresa se produto nao retorno esperado ao consumidor pode "manchar a marca" da empresa.
Renata Santana

Unknown disse...

O fato de se colocar uma celebridade para anunciar o seu produto, pode ser visto como uma roleta russa, pois tanto o seu cliente quanto só conheceram aquela pessoa através da mídia, então você não sabe realmente quem aqula pessoa é de verdade.
O maior perigo de asociar um produto a uma pessoa, é a questão da instabilidade pa pessoa em questão, qualquer discuido que ela cometer pode levar seu produto pro buraco. No caso de Ronaldinho por exemplo, quem vai confiar em um produto exposto por ele ? Um cara que confundiu um morango com uma banana ?

Mauricio Alencar

Comunicação & Tecnoligia disse...

Concordo com Tamara quando diz que a empresa poderá sofrer tanto impactos positivos quanto negativos ao usar a imagem de alguem famoso para se auto-promover perante os consumidores. Supondo que a Xuxa se envolva num escândalo muito grave ao ponto de arruinar sua carreira, paralelamente o fabricante do produto que ela divulga também sofrerá consequências negativas.
Portanto as empresas devem estar, todo momento, preparadas para buscarem novas estartégias de marketing para evitarem uma decadência paralela como a citada anteriormente.

Ass.: Tiago Silva

Palavras de Hermes disse...

Concordo com Tâmara, mais as empresas querem mesmo é vender, investem absurdos em propagandas e tem retorno garantido, resta o consumidor ficar mais atento no que comprar e não se iludir achando que as artistas têm pele de seda e cabelos sedosos com os produtos anunciados por elas.

Por: Joelma Fagundes

Palavras de Hermes disse...

O que cada vez é mais incentivado pela mídia é um endeusamento das personilidades paracultivar esse mercado. Sempre vai ter uma fatia de mercado para esse tipo de propaganda, são consumidores que gostam de se iludir e acreditam que tudo que os seus "idolos" falam são de extrema verdade. Bem é como diz aquele velho adágio: Todo dia sai de casa um esperto e um burro. O que nos resta é torcer para isso mudar ou ao menos diminuir.

Por Bruno Ricardo

Palavras de Hermes disse...

Concordo com Tamara por que a mídia se utiliza dos artistas e personalidades públicas( e diga-se de passagem com uma ótima forma física, curvas sinuosas, pernas bem torneadas após horas de malhação) para alavancar suas vendas, e nem se incomodam com o fato de existir consumidores "pensantes" que sabem que aqueles ator/atriz não utliza aqule produto, que estão ali apenas e meramente pelo cache, como no caso em questão da Xuxa... Mas existe também uma propaganda que foi com pessoas digamos assim" comuns" a do DOVE onde mostrava magrinhas com cicatriz na barriga,gordinhas com curvas além do exigido pelo modelo Europeu, baixinhas bem abaixo da statura médiado nosso país (1m65cm), que mostrava produtos que realmente serve para qualquer pessoa ou poruqe não dizer " qualquer mortal". Acredito que devemos realmente seguir alguns conselhor práticos: não fazer compras com fome, ou seja comprar apenas pelo que vemos e nõ pelo que de fato necessitamos.

Nadja Silva.

Comunicação interna nas organizações disse...

Esse tipo de propaganda aproveita a "fama" dessas personalidades como marketing. E não acho errado, pois os consumidores é que possuem o poder de análise e de compra.
Isso é muito utilizado também nos produtos esportivos, por exemplo, Brasil, país do futebol, ideal pra propagandear as chuteiras de nossos jogadores, vistos como os melhores!
Não passa de estratégia empresarial.

Vítor Mello

Comunicação interna nas organizações disse...

O método mostrado pelo texto vêm sendo sim útil e na maioria das vezes surti o efeito desejado, porém a marca ou o produto precisam, após a compra, provar que realmente exercem esse poder que expoem nas propagandas, ou seja, devem se mostrar produtos de qualidade elevada, senão com toda a certeza o consumidor só compra uma vez e não mais, então esse método é útil sim contanto que o produto possua a qualidade explicitada.

Samuel Mattos

Diogo Camarotti Cruz disse...

Em muitos casos, as propagandas não se preocupam em perceber se está sendo ética em direcionar um determinado produto à um determinado público usuário. Muitas vezes nos deparamos com uma criança querendo um produto que não é direcionado para ela ou, no caso de alguns cosméticos, pessoas que, por conta de alguma doença ou restrição com o tipo de pele, não podem usar determinados produtos que, na propaganda, não apresenta restrições e nem possíveis cuidados ao utilizar o produto. E dependendo da publicidade, o produto ganha uma enorme força, fazendo com que as pessoas utilizem a qualquer custo, para assim obter o mesmo resultado do garoto propaganda que está apresentando o produto e garantindo ser eficaz.

Diogo Camarotti Cruz disse...

Em muitos casos, as propagandas não se preocupam em perceber se está sendo ética em direcionar um determinado produto à um determinado público usuário. Muitas vezes nos deparamos com uma criança querendo um produto que não é direcionado para ela ou, no caso de alguns cosméticos, pessoas que, por conta de alguma doença ou restrição com o tipo de pele, não podem usar determinados produtos que, na propaganda, não apresenta restrições e nem possíveis cuidados ao utilizar o produto. E dependendo da publicidade, o produto ganha uma enorme força, fazendo com que as pessoas utilizem a qualquer custo, para assim obter o mesmo resultado do garoto propaganda que está apresentando o produto e garantindo ser eficaz.

Diogo Camarotti Cruz