quarta-feira, 20 de agosto de 2008

A SEXUALIDADE NA PROPAGANDA






A sexualidade na propaganda desempenha vários papéis, entre os quais esta o papel de chamar a atenção e despertar a libido do consumidor. É um apelo para que ele se interesse pelo produto. Até onde isso pode ser usado com bom senso? É o que todos se perguntam, pois a sexualidade no povo brasileiro ainda é um tabu mesmo o Brasil sendo visto por muitos como um país que tudo pode, ou o país do oba-oba. Alguns tipo de sexualidade já foram incorporados a ponto de se deixar passar despercebido, como é o caso das propagandas de cervejas que não sentem nenhum tipo de pudor aos mostras mulheres semi-nuas, mas o mesmo não ocorre em outras situações como o caso da Campanha da Ellus 2007 que foi nitidamente banida por ter sido considerada abusiva. Qual será o critério para se julgar isso? Quem deve determinar o que é abusivo somos nós consumidores com a opção de adquirir ou não determinado produto. Somos nós que temos o poder, e não alguns grupos de pessoas que pensam de forma mais rígida.

por BRUNO RICARDO



11 comentários:

Unknown disse...

Eu nao acho que diremos se é abusivo ou nao através da compra ou nao, do produto! eu nao compro calça ellus, mas acho uma extrema falta de pudor as imagens da propaganda! o que as pessoas têm que entender é que o direito de um termina quando o do outro começa!! hoje a sociedade é baseada nos pilares dos valores como "consumismo", "egoismo", "prostituição" e "pornografia"!! o fruto desses valores vivemos no dia-dia!

Patricia Lemos disse...

O tema é polêmico ! Acho abusivo sim, resta saber se funciona ou não para o público a quem se dirige.

Anônimo disse...

Eu acho muito legal!

Ponto de Partida 5 - Seu diferencial começa aqui! disse...

A APELAÇÃO CONSTANTE POR PARTE DA PUBLICIDADE LEVAM OS CONSUMIDORES A ADQUIRIREM PRODUTOS DUVIDOSOS. RESTAM AOS CONSUMIDORES TEREM UMA VISÃO CRÍTICA DA QUALIDADE DE CADA PRODUTO. UM PRODUTO DEVE SER CONSUMIDO PELA SUA QUALIDADE E NAO PELA SUA IMAGEM.



CARLOS ANDRÉ

Unknown disse...

O tema não é abusivo de forma alguma, assim como esse tantos outros assuntos são tratados de forma "normal" por todos nós. Depois ficamos neste blog comentado falso moralismo.
FIM.

Absurdo mesmo são as pessoas corrigirem os outros sem saberem o que estão fazendo. Querem se inteirar deste assunto? Favor, entrem neste link: https://www.blogger.com/comment.g?blogID=3391016727111929257&postID=715531394784150222

URDECIO Rocha

Unknown disse...

Não acho que sexualidade seja um tabu, tanto é que seu texto mostra fotos sensuais apenas para vender um produto, concordo que exista exagero na forma de usar esta sexualidade, mas se a intenção foi chamar a atenção eles conseguiram.

Sicilia Lima.

Unknown disse...

Acredito no poder de nós consumidores em banir certos comportamentossó é bom saber se a intenção foi vender ou chocar????

Palavras de Hermes disse...

O apelo sexual utilizado na comunicação através da propaganda, está cada vez mais exorbitante,é um exagero o que vemos na tv e em outros meios de comunicaçaõ.Não se pode assistir novela sem ver algo do tipo.Não que sexualidade não deva ser discutida, mas é preciso saber discutir e é preciso saber como e com quem vai ser discutido...Algumas marcas usam esse artifício para chamar a atenção do consumidor no entanto exagera a ponto de se tornar um escândalo essa é que é a verdade.Onde fica o bom senso nisso tudo?...Espera-se que no consumidor... por:Renata Brandão

Palavras de Hermes disse...

A sexualidade no nosso país é encarada com grande naturalidade e dependendo do produto acho válida essa prática, como forma de chamar a atenção dos consumidores. Porém, na maioria das vezes é utilizada para iludir o consumidor como acontece por exemplo, nas propagandas de cerveja, sempre com mulheres bonitas e com corpos perfeitos. Até parece que o copo que estão levantando e tomando é de algum shake dietético e não de uma bebida alcoólica que vicia, tira a resistência física, deixa com aquela barriguinha saliente e pode até levar a morte. Nesse tipo de propaganda só aparece o lado “bom” do produto, se é que existe.

Tâmara Lima

Palavras de Hermes disse...

É um exagero o que vemos hoje em comerciais de TV, onde mulheres cada vez mais vão se expondo, para chamar a atenção do consumidor, que por sua vez tem que saber definir se o produto anunciado tem qualidade ou se apenas tem saída por conta das imagens mostradas. Tem que se impor limites a certas coisas, principalmente o que vai ser mostrado para toda população.
Por: Joelma Fagundes

Palavras de Hermes disse...

Eu acredito que pra tudo tem limite, mas a bem da verdade, nas propagandas não há limites quando o assunto é sensualidade. Essa propaganda da ELLUs é simplismente um absurdo. Querem vender um conceito é para tal se utilizam de corpos semi-nus para chamar a atenção do consumidor. Aí eu pergunto: _ É realmente necessário expor copos sarados e bem torneados para chamar a atenção ou passar um conceito de moda? Cadê a cultura nas propagandas? Cadê a criatividade sem o uso de um corpo bronzeado e brilhante?
Sinceramente??? Neste caso não existe um controle efetivo, apenas algumas propagandas são barradas ou proibidas de sua veinculação, mas a grande maioria está aí, e sabe por quê??? É exatamente o que algumas pessoas gostam e pagam para ver: um conteúdo vazio e sem nexo para boa parte dos consumidores!

Nadja Silva.