quinta-feira, 28 de agosto de 2008

A SEXUALIDADE INFANTIL NA MÍDIA


Filmes infantis, novelas, internet, videogames, músicas, são fatores que influenciam as crianças a entrarem no mundo sexual cedo demais, prejudicando o desenvolvimento natural e a aprendizagem afetiva. As novelas com cenas de sexo em horário nobre, às músicas com letras impróprias e sem cultura que não agrega valor algum na educação infantil deixando muito a desejar.
Que mundo é esse em que nos, pais, não podem confiar nem em filmes infantis, um cenário, aparentemente inocente, que mostram imagens muito discretas relacionadas à sexualidade.O ambiente familiar é uma das causas que influenciam na erotização precoce da criança, um outro fator é a falta de limites impostas pelos pais que não controlam às atividades diárias das crianças, pois devemos estabelecer limites e ficarmos mais atento para o que nossos filhos assistem.
De acordo com dados do painel Nacional de Televisão do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE), que mede a audiência nas principais capitais brasileira, em 2005 o brasileiro passou, em média, cinco horas em frente à televisão e as crianças na faixa etária entre 4 e 11 anos, dedicaram 4 horas e 51 minutos diários aos programas televisivos.Existem outras formas mais criativas de chamar a atenção do consumidor, não é preciso fazer anúncios eróticos usando crianças para isso, os publicitários devem evitar esse tipo de propaganda, produzindo comerciais com conteúdo criativo.
Criança tem mais é que brincar, aproveitar o máximo a infância e não ser usada para esse tipo de trabalho, cabe também aos pais proibirem seus filhos a fazerem esse tipo de coisa.

Por Joelma Fagundes

5 comentários:

Palavras de Hermes disse...

Muitas cenas impróprias estão por toda parte ao redor de todos.Muitas crianças têm "acesso" a esse tipo de linguagem muito cedo e muitos pais não sabem disso pois não têm o controle sobre o que seus filhos assistem ou ouvem e a coisa está tão escancarada que se não tomarem o cuidado a tempo pode ser tarde...É preciso selecionar melhor o que nossas crianças vão ter acesso e mais que isso é preciso educá-las melhor para o mundo que as espera. por:Renata Brandão

Palavras de Hermes disse...

Na realidade eu acredito muito na responsabilidade dos pais no tocante a responsabilidade na educação de seus filhos, contudo sabemos que muitos reclamam outros se escandalizam mas não tomam providencias para que essa "BAIXARIA MUDE". Muitos reclamam da sensualidade das novelas... mas são os primeiros a ficar algumas horas do dia na frente da tv assistindo novelas e comentando duarante o dia seguinte daquela sena mais picante. Outros não perdem de forma alguma aquela cena mais quente de BBB qualquer nº, onde aquele "quase galã" está para pegar aquela "quase famosa, de curvar insinuantes"... fora os filmes que em quase sua totalidade esbaja sensualidade quando não escorrega de vez na vulgaridade.
Onde estão nossos representantes nas assembléias para criar leis que mudem esse cenário??? onde estão os crísticos (pais ou responsáveis) que não vão as ruas reclamar o seu direito de educar bem os seus filhos??? E ainda reclamam que as crianças no Brasil estão conhecendo o sexo cada vez mais cedo. Reclamar é muito bom mas todos (inclusive você que ainda não tem filhos)somos responsáveis por essa mudança.. que pela maneira que vai... ainda está muito longe.

Por Nadja Silva.

Palavras de Hermes disse...

A educação começa em casa, os pais ou os responsáveis é que devem impor limites as crianças. Alguns horários são respeitados, entretanto sabemos que as crianças de hoje em dia não dormem às 18h como antigamente, muitas vezes esperam os pais chegarem do trabalho entre outros compromissos para irem dormir. Visto essa mudança, novelas, filmes e programas de televisão, ao darem inicio a sua apresentação indicam sua censura com o intuito de sinalizar aos pais. Mas, temos consciência que excessos são cometidos como, por exemplo, filmes infantis com mensagens subliminares (os filmes da Disney são campeões nesta prática). Visto que não existem regras claras para controlar o que será visto por uma criança ou um adulto, só resta ao telespectador escolher o que vai assistir.

Tâmara Lima

Ponto de Partida 5 - Seu diferencial começa aqui! disse...

Com certeza é papel dos pais selecionar o que os filhos irão assistir, uma vez que são postos todo o tipo de programa na tv os responsáveis por sua vez deverão fazer o seu papel

Cristiane Amaro

Palavras de Hermes disse...

As nossas crianças hoje são bombardeadas de informações constantemente, acredito que como tudo esta evoluindo também devemos estar atentos que a percepção das crianaças também evoluem, por isso a atenção redobrada e uma boa aeducação já ajuda a aliviar essa avalanche de sexualidade que as crianças vêem hoje em dia.

Por Bruno Ricardo